Sustentabilidade

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável,podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental; através de quatro objectivos principais:

1. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
2. Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.
3. Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
4. Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

Este projeto na Websul surgiu da necessidade de despertar a consciência e a educação ambiental junto aos Colaboradores Parceiros, Agentes, Consultores, Clientes e Fornecedores, e, para que a mudança aconteça, foi necessário o desenvolvimento de ações eficazes e criativas, afinal, todos nós somos responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
Esta atitude se fez necessária, pois é o caminho para um mundo mais justo, ético e sustentável.

O projeto Websul Sustentáel foi criado em 2008 e iniciamos assim:
• Pesquisa de opinião, com os colaboradores, sobre preservação ambiental;
• Palestra com o tema “Preocupações e Círculos de Influência”
• Divulgação interna, através de cartazes, manual informativo e e-mails;
• Divulgação externa, através do site, E-mails e material gráfico impresso.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

O PROJETO NA PRÁTICA DA WEBSUL
•Utilização de materiais de expediente reciclados;
•Instalação de lixeiras para separação do lixo;
•Reutilização para impressão, de uso interno, de folhas de papel já impressas A4;
•Reeducação do uso de consumo de da energia elétrica;
•Campanha para minimizar o consumo de água.

INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

CONSUMO CONSCIENTE DA ENERGIA ELETRICA
•Não deixe os aparelhos em stand by. Desligue-os da tomada quando não estiver usando;
•Pinte as paredes internas com cores claras;
•Economize com a máquina de lavar roupas, a lavagem com agua fria pode economizar até 90% de energia, junte uma quantidade razoável para lavar.
•Em vez de ligar o ar condicionado, utilize o ventilador, abra as janelas ou vá até uma praça, praia ou área verde para passear e curtir a natureza.
•Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

97% da água existente no planeta Terra é salgada,
2% formam geleiras inacessíveis e,
apenas um 1% é água doce.

Esse pouco de água que nos resta está ameaçado pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.
Considerando apenas as maiores cidades do País, são 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento despejados por dia, contaminando rios, lagos e mares.
Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade, sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural.

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA
•Banho rápido – 15 min = 60 litros;
•Feche bem as torneiras após o uso. Aberta 1 min = 03 litros. Gotejando o dia todo = 46 litros;
•Descarga, pode consumir até 20 litros;
•Lavando louça, pode utilizar até 105 litros;
•Lavando o carro com uma mangueira pode gastar até 560 litros de água em 30 minutos;
•Evite lavar as calçadas com mangueira, poderá economizar até 250 litros de água; Molhe as plantas ao entardecer e com regador;
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram.
É o resultado de uma série de atividades, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
COMO RECICLAR

O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Misturar os materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.
Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, dos materiais potencialmente recicláveis.
Como separar
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes:

•NÃO RECICLÁVEL
Para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade.
•RECICLÁVEL
Para o lixo seco.

No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material.
Quem irá receber
Procure saber se existem na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos (geralmente eles só pegam grandes quantidades de material), ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais.

 
•Recicláveis:
Jornais, revistas, envelopes, cadernos, impressos, rascunhos, papel de fax, xerox, listas telefônicas, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida;
•Não recicláveis:
Papéis engordurados, papeis higiênico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafinados e fotografias. 
•Recicláveis:
Potes, embalagens, copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos usados (baldes, canetas etc.), brinquedos de plástico, isopor.
•Não recicláveis:
Fraldas descartáveis, embalagens metalizadas, adesivos, cabos de panelas, espuma, esponja de cozinha, tomadas e outros plásticos termo fixos, acrílico, papel celofane.

 

Recicláveis:
Tampinhas de garrafa, latinhas e enlatados, talheres de metais, tampas de panelas e panelas sem cabo, pregos (embalados), embalagens descartáveis, papel alumínio (limpo);
Não recicláveis:
Latas de tinta, verniz, solventes químicos e inseticidas, aerossóis, esponjas de aço, clipes, tachinhas, grampos.

Recicláveis:
Garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. Importante: inteiros ou em cacos, os produtos devem ser enrolados em jornal ou papelão;
Não recicláveis:
Espelhos, vidros temperados, refratários (pirex), louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios.

A reciclagem tanto pode ser aplicada aos resíduos já citados quanto aos resíduos orgânicos (restos de frutas, legumes, alimentos em geral, borra de café, folhas, grama, gravetos, etc.), desde que esse lixo seja processado, de maneira a serem transformados em adubo orgânico. Essa transformação chama-se compostagem.
Evite depositar nesta lixeira gorduras, laticínios, carne, peixe e frutos do mar.

O lixo não reciclável pode conter substâncias nocivas ao meio ambiente e a saúde, ou seja, você irá jogar aqui tudo aquilo que você NÃO CONSEGUIU colocar em nenhuma outra lixeira.
O que irá nesta lixeira vai ser o papel higiênico usado, guardanapos, objetos queimados, enferrujados, etc.
DICAS
O material deve ser limpo antes de ser enviado à reciclagem;
Não é necessária a separação por tipo. Papéis, plásticos, metais e vidros podem ser colocados juntos;
Para diminuir o volume, amasse as latinhas e as garrafas plásticas;
Não jogue óleo usado pelo ralo. Espere esfriar, coloque em uma garrafa plástica e feche bem. Depois, leve até o coletor do condomínio ou, na pior hipótese, descarte engarrafado junto com o lixo não reciclável.
PRATICANDO A RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO DA ENERGIA ELÉTRICA
Desligue os equipamentos da tomadas, quando não estão sendo utilizados.
Ligue o ar condicionado, apenas quando for MUITO necessário.
Desligue o ar condicionado, meia hora antes de se ausentar da sala.
Desligue o monitor quando se ausentar da área de trabalho.
Quando sair da sala, por um período maior que 30 minutos, desligue as luzes.
PRATICANDO A RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO DA ÁGUA
Escove os dentes, com a torneira fechada, somente abrir no momento do uso.
Antes de lavar as calçadas, varrer para tirar o acumulo de lixo.
Molhar o jardim e lavar as calçadas do mesmo, utilizando a agua da cisterna.
O SUCESSO DESTE PROJETO
 DEPENDE DE TODOS NÓS
FAÇA TAMBÉM A SUA PARTE