Alta Velocidade

A fibra ótica garante uma largura de banda muito maior do que o cobre. Hoje, uma conexão banda larga de alta velocidade oferecida por operadoras de telefonia fixa é de 1 e 2 Mbps podendo chegar até 10 Mbps, o que permite downloads a quase 1,25 Mbps. Porém estas velocidades variam muito dependendo do local de cobertura, devido a perdas de sinais durante o percurso de cabos e entroncamentos dos fios de cobre, o que não garante velocidades altas e homogeneas em toda a rede.

 

Os padrões de testes da fibra ótica apontam para velocidades de 10 Gbps, o que resulta em downloads de 1.280 Mbps. Comercialmente é disponibilizado velocidades que podem chegar até 100Mbps, dependendo do plano e necessidade do cliente.

 

Alta velocidade de conexão à Internet atualmente é importante nas empresas e até mesmo para usuários domésticos, devido à necessidade de baixar músicas, imagens, vídeos e outros arquivos grandes, além de  jogos online e aplicações web. Também é ótimo como solução para conexões entre matriz e filiais de empresas, ou entre os vários órgãos de governos.