Alta Tecnologia

A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica).

 

A fibra ótica é uma guia de onda ou encanamentos de luz: a luz aplicada a uma das extremidades percorre a fibra até sair pela outra extremidade, podendo este percurso atingir centenas de quilômetros sem a necessidade de que o sinal seja regenerado.

 

Na fibra ótica os dados são transmitidos através do sistema digital de comunicação, onde os dados são representados por bits, 0(zeros) e 1(uns). Estes bits são traduzidos pela existência (bit 1) ou ausência (bit 0) de um pulso de luz. Como a luz atinge a maior velocidade conhecida pelo homem (pelo menos até os dias atuais), e como não há nenhum obstáculo neste percurso, conseguimos então a tecnologia mais rápida, eficiente e segura de transmissão de dados.

 

Esquema da FibraOs cabos de fibra ótica possuem uma estrutura básica e simples, composta por capa protetora, interface (também conhecida como camada de refração) e núcleo. Porém alguns cabos que ficam expostos ao meio ambiente, como os que ficam supensos em postes ou submersos em mares, recebem um reforço especial na parte externa, exatamente para suportar as duras condições do ambiente. Os dados percorrem o centro de cada fio de fibra de vidro, denominado núcleo. A luz de um diodo ou laser entra no núcleo através de uma das extremidades do cabo e segue adiante, por meio de um fenômeno denominado reflexão total interna...